Os livros que eu gostaria de ter publicado em 2009 mas foram publicados por outros - (9)


Os espiões - Luís Fernando Veríssimo - Dom Quixote

Chegou tarde este ano mas chegou.Uma brincadeira mitológica - nem sei como não saiu na famosa série dos mitos reescritos publicada pela Canongate - , um pouco à imagem do livro de Patrícia Melo já incluído nestes livros do ano. Claro que este muito mais ao modo de Veríssimo, mais brincalhão, mas piscadela de olho, escrito com aquela facilidade de linguagem que falta em Portugal.

É certamente uma das prendas de Natal de eleição.


As Sete Maravilhas do Mundo Antigo, Fontes, Fantasias e Reconstituições - Organização: José Ribeiro Ferreira e Luísa de Nazaré Ferreira - Edições 70

Neste ano de muitas maravilhas, verificou-se a inclutura generalizada em relação às antigas. Este livro preenche esse espaço de forma rigorosa e informativa (por vezes um pouco precisa de mais para um livro de divulgação). Ainda assim notável e completíssimo na análise dos textos base de autores clássicos com referências aos monumentos, ensaios de qualidade sobre as voltas que os mesmos deram na imaginação de gente de tempos posteriores e sobre quando essa imaginação levou a tentativas de reconstituição.


Macau, Uma História Cultural - António Aresta e Celina Veiga de Oliveira - Inquérito / Fundação Jorge Álvares

Sempre me intrigou a forma possível de relação entre culturas tão fundamentalmente diversas como as ocidentais e as orientais. Aqui também, como no livro de Peter Carey, anteriormente recomendado (embora o Japão tenha assimilado muito de ocidental nos últimos anos), é feita uma análise da forma como coabitaram as culturas nativas e colonizadoras (ou ocupantes). este livro é de extrema importância para se perceber não apenas o que passou mas os caminhos de cooperação ocidente-oriente para um futuro onde a proximidade provocada pelas novas tecnologias vai trazer uma globalização plena de conflitos e choques culturais.

E, sim, um dia também gostava de ir a Macau.

0 comentários:

Enviar um comentário