São Houaiss não me valeu

Pela primeira vez faltou-me. Ao ouvir pela milionésima vez o anúncio radiofónico do BES que menciona o "empreendedorismo" corri finalmente ao Houaiss que de nada me valeu. Saberá alguém se a forma correcta não será "empreendorismo"? Isto cheira-me àquela questão do esbanjamento linguístico que dá origem a palavras feias como "empenhamento" que toda a gente usa quando há um sinónimo tão mais curtinho e tão mais bonito como "empenho".

6 comentários:

Anónimo disse...

Também sou contra o esbanjamento, sobretudo quando nem sequer é agradável aos ouvidos, mas outros "santos" registam o vocábulo:

http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/empreendedorismo

http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=empreendedorismo

Helena Luz

Hugo Xavier disse...

Muito obrigado Helena! Fez luz nas trevas!

Anónimo disse...

Olá Hugo,

É verdade que estamos rodeados de palavrões - como «recepcionar» em vez de «receber» -, mas este não é o caso. Basta pensar na palavra «empreen-de-dor», à qual simplesmente se acrescenta o sufixo «ismo». É como «desu-mi-di-fi-cador», que, apesar de ser mais comprido do que «desumificador», está correctíssimo.

Rita C. Mendes

Hugo Xavier disse...

Cara Rita,
Compreendo o seu argumento,o meu pendia sobre overbo "empreender". Mas a minha grande surpresa foi o Houaiss não me responder :)

Nosmeus tempos de estudante universitário (e isto na Clássica em Letras) era moda os professores falarem de uma coisa fantástica que dava pelo nome de "relacionação" que queria dizer, essencialmente, "relação"

Anónimo disse...

Olá Hugo,

Sim, percebo o que quis dizer.

Apesar de o Houaiss ser o mais completo, a nossa Academia e os dicionários online apressam-se a registar esses neologismos.

Uau, «relacionação» é o máximo! :)

Rita

mario nelson disse...

mas por este " andar" um dia destes temos cá em Portugal uma "passeata" e nao uma manifestação...assim se chama no Brasil..!

Enviar um comentário