Palhaçadas

0 comentários quinta-feira, 30 de maio de 2013
Acima de tudo porquê palhaço? Não é intenção dele fazer-nos rir (infelizmente). Ele está a ser sério mas tem efeitos cómicos. Uma pessoa culta como o MST deveria empregar termos mais precisos. Dizer que temos um Presidente ridículo é o termo mais correcto - até etimologicamente - "aquele que provoca o riso" mas que não o faz intencionalmente. Risível também serviria.

A outra grande questão é a do respeito pela posição. Quando há uns anos se debatia a questão do aborto eu tive de votar contra apesar de estar de acordo com a legalização. Aquilo que me fez tomar essa decisão é o conhecimento da falta de valores morais da nossa sociedade. Fiquei dividido entre a possibilidade de fazer um aborto - que me parecia correcta - e o facto de saber que esta possibilidade iria ser usada como meio anticoncepcional por uma sociedade inculta e desprovida de ética e moral. Como considero que a ética e a moral (não religiosa) são o cimento da sociedade, votei contra. Da mesma forma agora acho que o respeito - mesmo por quem não se dá a ele - é um valor essencial. Se abrimos precedentes para poder insultar seja quem for (apesar de "palhaço" mal entrar na minha lista de insultos leves), essa é a mensagem que transmitimos a uma sociedade que já não respeita nada. E o meu problema não está, obviamente, com a maior parte das pessoas que discutem a correcção do insulto, que se insurgem contra a sua utilização ou que a aprovam, está com os outros que tudo bebem sem degustar.

Por último, sim é verdade que Aníbal Cavaco Silva, a pessoa, tem revelado uma inépcia total no desempenho da presidência. Algumas frases e posições ditas e assumidas fazem-me recordar uma fase da vida do dr. Mário Soares há uns anos quando foi convidado pela SIC para apresentar uma série de grandes entrevistas com personalidades internacionais que marcaram o século XX (creio que Kissinger e outros), programas esses que acabaram cancelados ao fim de poucas emissões devido à alguma confusão que a idade trouxe ao dr. Mário Soares. Felizmente passado algum tempo (e certamente com mudança de medicação) a coisa passou. É verdade clara que Cavaco Silva não tem sido (na minha opinião nunca seria) o Presidente de que o país necessita nestes tempos de crise mas foi eleito democraticamente e desrespeitá-lo é desrespeitar a democracia. O que de todo nunca deverá impedir que nós, que temos consciência da inadequação, nos questionemos sobre o país e os nossos concidadãos e que percebamos, de uma vez por todas, que só uma revolução no sistema de educação e uma população culta pode tomar decisões mais conscientes e informadas. Que uma tal sociedade, acima de tudo, tem poder de análise para não insistir no erro.

Nota de rodapé:
Deve questionar-se a democracia, como se deve questionar o governo, um partido, um sistema, um presidente, quando se está pronto a apresentar uma alternativa. Confesso-me particularmente irritado com este nosso feitiozinho comodista latino de berrar do sofá insultos ao vento. Este país vive numa democracia (imperfeita dirão alguns com razão ou razões), assumamos isso e deixemos de ser uma população monárquica. Se estamos contra assumamos um papel activo politicamente. E sobretudo não sejamos apenas contra. Que a oposição seja alternativa, acima de tudo, que apresente soluções. Não podemos ser todos democraticamente críticos para a destruição e nunca apresentarmos a alternativa construtiva.
read more “Palhaçadas”

Comunidades de Leitores

0 comentários quinta-feira, 9 de maio de 2013
Sabe o que são comunidades de leitores? Como funcionam, onde se reúnem, quais os prazeres e vantagens de ler em comunidade?

Durante a próxima Feira do Livro de Lisboa vou estar com a Sofia Ramos a conversar com os organizadores e vários membros das comunidades de leitores da área da Grande Lisboa.

Cada comunidade tem uma orgânica própria. Há as que são mais tradicionais, as que organizam passeios, as que só lêem clássicos, as que abordam autores portugueses, as que juntam os seus membros em jantares temáticos, as que convidam os autores, as que funcionam apenas para crianças incentivando hábitos de leitura e
muitas, muitas outras... 

Hoje em dia há largas dezenas de comunidades, grupos e clubes de leitores um pouco por todo o país, funcionando em Livrarias, Bibliotecas e noutros espaços. Venha conhecê-las.

A inscrição não é obrigatória. Pode aparecer sem avisar mas se se inscrever (através da página abaixo) terá desconto adicional ao desconto de feira na editora cujo livro for abordado naquele dia pela comunidade convidada.

Há mais dados e um programa com datas, livros e indicação das comunidades em causa nesta página do Facebook.

read more “Comunidades de Leitores”