Cinema surpresa

0 comentários domingo, 6 de junho de 2010
Chegou do oriente por recomendação mas nem lhe liguei muito. Ficou na pilha de filmes a ver. Hoje decidi-me a arriscar e tive uma grande surpresa. Provavelmente um dos mais notáveis filmes que tenho visto nos últimos tempos.
A história é simples, um yuppie endividado e em ruptura amorosa decide suicidar-se atirando-se da ponte sobre o rio Han. Sobrevive e acaba na praia da pequena ilha deserta onde se apoiam os pilares da ponte que atravessa o rio. À margem da sociedade asiática sempre ocupada e mecânica na sua movimentação este náufrago descobre o lado de lá da vida moderna.
A única pessoa que o vê vive também ela à margem da sociedade, fechada no seu quarto num medo psicótico do mundo exterior.
A história parecia boa e à medida que vai sendo construída torna-se uma história potentosa. Deixa de lado a boa cinematografia coreana actual para se deslocar estelar-me para um nível muito acima. Pelo caminho "O náufrago" de Spielberg e Tom hanks parecem uma brincadeira de meninos, ultrapassado em termos de inteligência, originalidade, pela profundidade com que o tema é tratado, pelo humor simples e puro e pela espantosa carga emocional em que arrasta o espectador.
Como escreve um leitor no imdb, lembra em certos momentos o grande "Chungking Express". Creio ainda assim que é melhor no seu tratamento dos náufragos sociais. Bate aos pontos todos os filmes orientais que tenho visto nos últimos anos, seja em termos realização, argumento, música, fotografia ou mesmo da performance dos actores. O actor começa por algum over-acting mas rapidamente o corrige, a actriz não falha em momento algum.

Que grande filme!
read more “Cinema surpresa”